sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Melhorando o Pré-Matrimonial

Todo trabalho de mudança leva tempo e exige paciência e perseverança! Nosso trabalho no Setor Pré-Matrimonial não poderia ser diferente. Lutamos contra toda a mentalidade anti-matrimônio e anti-família que, cada vez mais, se infiltra na nossa sociedade. Lutamos também contra o comodismo pastoral que encontramos em nossas próprias comunidades que se prendem a estruturas arcaicas, que não respondem mais às necessidades gritantes do nosso tempo.
Não é difícil perceber que a "conversão pastoral" a que o Documento de Apareceida nos convoca é cada vez mais urgente! O mundo de hoje precisa de mais do que estamos oferecendo. Com as famílias abalada de hoje, mais do que nunca, os jovens precisam de referenciais fortes, precisam de formação de mais quantidade e qualidade.
Ainda estamos longe de atingir todas as nossas metas, é claro, mas estamos caminhando. Seguindo a linha da conscientização e da capacitação permanente, o Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar do Rio de Janeiro tem procurado investir nas bases. Animando as comunidades para que se integrem com os trabalhos voltados para a infância e adolescência, fazendo crescer os Encontro de Namoro Cristão e normatizando os EPVMs.

1o dia de EPVM - Santa Cecília (dez 2012)
Só neste mês de dezembro estivemos nos Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial das Paróquias Santa Cecília (Braz de Pina - Vicairiato Leopoldina) e Divino Salvador (Piedade - Vicairiato Suburbano). São apenas dois exemplos de comunidadades que entenderam a necessidade de melhorar a preparação para o casamento e já se adaptaram a realizar os EPVMs em até mais do que as 12 horas, em três dias de encontros, como orienta a nossa Arquidiocese. Com a graça que Deus, que nos precede no coração humano, e a aposta na qualidade dos conteúdos, o retorno vem a olhos vistos. O vínculo com os casais participantes é muito melhor e a possibilidade de que a semente da fé seja realmente reavivada é bem maior.

2o dia EPVM - Divino Salvador (Dez/ 2012)
Queremos deixar esta mensagem de incentivo àquelas paróquias que ainda não se adaptaram e continuam com horários reduzidos, espremidos, corridos... Não tenham medo de mudanças! Estamos no tempo do Advento. Pensem em como a vida daquela pobre virgem de Nazaré teve que mudar para se abrir à vontade de Deus. E dessa mudança, veio a nossa salvação. Coisas muito boas, muito maiores do que sonhamos virão se começarmos a acolher o sonho de Deus em nossas vidas.
Qualquer pessoa de bom senso -- repetimos: qualquer pessoa de bom senso -- vê que ainda é muito pouco o que estamos fazendo para formarmos novas famílias cristãs. Se você ainda tem alguma dúvida é só conferir o resultado da pesquisa de rua que realizamos nos Cursos para agentes do Setor Pré-Matrimonial deste ano de 2012. Fazendo a média do tempo de formação que as pessoas entrevistadas nas ruas disseram, alguém que vai se casar na Igreja deveria se preparar por, pelo menos, seis meses. Isso disseram as pessoas nas ruas... e nós, que somos cristãos, que julgamos conhecer mais a beleza e grandeza do sacramento do matrimôniodo que os outros que "estão de fora" nos contentamos com algumas horinhas... É preciso mudar já! Não só a quantidade do tempo de duração, mas também na qualidade na forma como apresentamos os conteúdos essenciais.
Seu salão paroquial não deve ficar cheio... mas o coração dos casais que ali estiverem vai. Oremos e trabalhemos para que a realidade do Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar vá melhorando cada vez mais no Rio. Um passo de cada vez, mas sem nunca deixar de progredir. Tudo para a honra e glória de Nosso Senhor e a santificação das famílias.  Amém!