domingo, 11 de dezembro de 2011

ORA ET LABORA!


Final de semana de oração e trabalho! Na sexta-feira, dia 09, sendo a segunda do mês, acontece a Vigília dos jovens adoradores, no Santuário de San'Ana, em intercessão pela Jornada Mundial da Juventude - Rio 2013.
Antes da vigília, reunião de alguns representantes do Setor Juventude com o assessor Padre Renato Martins e a presença também de Dom Orani, arcebispo da Arquidiocese.
A noite de adoração, começou com a Santa Missa presidida pelo Padre Renato e que teve as preces da comunidade rezada em várias línguas e uma apresentação com dança e encenação ao som do hino "Emanuel", imortalizado na JMJ do ano 2000.
Estiveram presentes também Padre Ramon, responsável pelo voluntariado da Jornada do Rio e diversos representantes de movimentos e comunidades jovens que se revezaram na condução da vigília. Todas as orações e reflexões giraram em torno da preparação para recebermos o Cristo que vem neste Natal e para recebermos o Cristo presente em cada irmão que acolheremos na JMJ 2013.





E teve mais. Logo no dia seguinte pela manhã, a comissão da Pastoral da Juventude, cheia de disposição, realizou, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São José, do Vicariato Norte, sua Assembleia Arquidiocesana, contando com a presença dos coordenadores arquidiocesanos, vicariais e forâneos e a equipe de Comunicação da PJ. Foram, ainda, convidados dois representantes do Regional Leste I e os assessores arquidiocesanos do Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar, com os quais a PJ deseja montar uma parceria para trabalhar as questões da afetividade e da sexualidade.

O encontro analisou e debateu várias propostas ao longo do dia e culminou com a Santa Missa presidida por Dom Antonio Augusto Dias Duarte, bispo animador da Pastoral da Juventude, que abençoou os três jovens representantes do Rio de Janeiro que participarão do Congresso Nacional do Setor Juventude, que acontecerá em Janeiro. Por fim, cofraternização e descontração, partilhando a vida e sonhos, agradecendo pelo ano que passou e com muita esperança no que nos espera!


domingo, 4 de dezembro de 2011

MAIS UM CURSO DO PRÉ-MATRIMONIAL


O Setor Pré-Matrimonial da Arquidiocese, seguindo sua proposta de formação permanente para seus agentes de pastoral, realizou na Basílica de Santa Teresinha do Menino Jesus, na Tijuca, mais uma edição do seu II Curso de Formação.
O curso que já havia acontecido em outras três oportunidades ao longo deste ano de 2011, aconteceu no final de semana de 03 e 04 de dezembro, e veio fechar com "chave de ouro" a trajetória deste ano. Foram mais 17 paróquias representadas, além das outras 50 que já haviam participado no início do ano.
A temática principal foi a Teologia do Corpo, conjunto de ensinamentos de João Paulo II sobre afetividade e sexualidade. E não apenas agentes de Pastoral Familiar estiveram presentes, pois o curso foi aberto a todos os interessados nesta questão. Estiveram presentes representantes da Juventude Ação Mariana, Grupo de Oração, Iniciação Cristã de Jovens, etc. E, além dessa questão principal, houve também atividades ligadas ao uso eficaz da Palavra de Deus, orientações de como se comunicar bem em público, trabalhos em grupos para a elaboração de dinâmicas, momentos de oração e de partilha em casal. O encerramento foi feito pelo casal coordenador da Pastoral Familiar arquidiocesana, Fernando e Conceição.
Agradecemos ao pároco, frei César, ao casal Telma e Iracy e à equipe da Pastoral Familiar da Basílica e ao casal Paulo e Maria José, que tanto ajudaram para que este momento pudesse se realizar com tanto acolhimento e conforto.
E já estamos nos preparando para 2012!!!! Com um novo curso, novas temáticas, tendo como base as sugestões e avaliações feitas pelos participantes do curso deste ano. Muitas surpresas virão... contamos com sua presença no ano que vem. Vamos fazer o Setor Pré-Matrimonial crescer em qualidade cada vez mais!
Aproveite e dê uma espiadinha nas fotos na parte de baixo do nosso blog!