sábado, 16 de abril de 2011

Dinâmicas para o Pré-Matrimonial (20)

Vamos agora ao último tema e dinâmica sugeridos pelos próprios agentes que participaram dos nossos cursos do pré-matrimonial deste ano de 2011. São 20 sugestões criativas que podem ser resgatadas elo arquivo do nosso blog. E se você tem boas sugestões para o trabalho de formação com crianças, adolescentes ou jovens, partilhe conosco suas idéias, enviando-as detalhadamente para o e-mail pastoralfrj@gmail.com, juntamente com seu nome, vicariato, paróquia... Aguardamos para postar sua colaboração em nosso blog! Tema: “O que a Bíblia nos ensina sobre o amor?” Promover um debate: quais são as características do amor. Existem diferentes tipos de amor? Explicar o que é o amor eros, filia e ágape e suas diferenças. Ler I Cor 13, trecho que fala sobre a caridade, o verdadeiro amor. Em forma de oração convidar cada participante a escolher uma característica que mais chamou sua atenção e dizer seu nome e a característica, seguindo o mesmo padrão do texto paulino. Ex.: “Paulo é paciente.”, “Carla se alegra com a verdade.”, etc. Agradecemos a todos os agentes que participaram dos cursos de formação oferecidos pela Comissão Arquidiocesana neste ano de 2011 e pela partilha de suas atividades com os internatutas.

Dinâmicas para o Pré-Matrimonial (19)


Aproveite mais uma dica de atividade para o pré-Matrimonial.


Tema: “Quais são minhas expectativas (e as do outro) no relacionamento a dois? "


Separar os casais (homens para um lado e mulheres para outro). Dar a cada um uma folha de papel em que eles escreverão suas expectativas de forma guiada pelo dirigente da atividade. Ex. O que eu espero que você faça... no 1 – ... eu ficar desempregado(a)? – no 2- ...se minha mãe passar mal? no 3 - ... se eu quiser entrar para uma nova religião? – no 4 - ... se eu começar a engordar muito? Etc... Depois, os casais se juntarão e tentarão descobrir suas respostas. O mesmo pode ser feito em forma de desenhos, em vez de respostas escritas.

Dinâmicas para o Pré-Matrimonial (18)


O tema da atividade de hoje é super-interessante e importante, pois é uma mentalidade muito difundida na nossa sociedade do “descartável” que acha normal usar pessoas como se fossem objetos. Ela também foi sugerida por um dos grupos do curso do Pré-Matrimonial do último final de semana.


Tema: “’Test Drive’ no namoro também vale?”


Conseguir e exibir o vídeo de um comercial que foi bastante comum na televisão. Ele mostra todas as qualidades de um determinado carro e, ao final, vem o slogan: “O asfalto é opcional!” Promover o seguinte debate: E no namoro? Quais são as qualidades? Fazer um paralelo com a propaganda. Levar os jovens a refletirem que a propaganda é enganosa: o carro não é nada sem o asfalto. A suspensão pode ser ótima, mas não impedirá que tudo chacoalhe se a estrada for cheia de buracos e ondulações. O sistema de freios pode ser ultra-moderno, mas numa estrada de barro com chuva e lama não impedirá que ele derrape nas curvas... O namoro é maravilhoso, mas sem os ensinamentos de Deus, ou seja, sem um solo firme, tudo o que é bom pode acabar se estragando. Não podemos, em hipótese alguma, usarmos e abusarmos das pessoas e depois descartá-las.

Dinâmicas para o Pré-Matrimonial (17)


Veja, adapte, aproveite mais uma sugestão de atividade para o pré-matrimonial. é mais uma das dinâmicas sugeridas pelos próprios agentes que participaram do nosso curso, realizado nos dias 09 e 10 de abril, em Campo Grande:

Tema: “Como descobrir se o matrimônio é a minha vocação?”


Pode-se colocar os participantes numa sala totalmente escura. Diante deles haverá um grande espelho (ou mais de um, dependendo do número de participantes). Perguntar se eles vêem alguma coisa, e se sentiriam dificuldades ou receio de caminhar. Acender as luzes e perguntar se agora a situação está melhor. Explicar que a descoberta da vocação é um processo. Muitas vezes ficamos perdidos e não sabemos que direção, nem o que está bem diante dos nossos olhos, à nossa frente. Se nos deixamos ser iluminados pela luz de Deus, tudo se torna mais claro, percebemos os seus sinais revelados e através das pessoas, dos acontecimentos e da sua Palavra vamos tendo a certeza do caminho que Deus sonhou para nós, para que alcancemos a salvação.

Dinâmicas para o Pré-Matrimonial (16)


Postamos hoje mais uma das sugestões de temas e atividades saídas dos trabalhos nas oficinas do Curso Arquidiocesano de Formação para Agentes do Pré-Matrimonial que aconteceu no final de semana de 09 e 10 de abril.


Tema: “Estou disposto a manter a unidade em minha família?”


O objetivo desta atividade é mostrar a necessidade de se renunciar a pequenas coisas em prol de algo muito maior. Neste caso trabalharemos a unidade da família. Apresentar a seguinte dramatização: uma família reunida em uma tarde de domingo, após o almoço. O telefone toca e a filha abre mão de ir com uma colega ao shopping para ficar em casa. A campainha toca e a vizinha chama a mãe para fazer a unha, mas ela abre mão. Ao mesmo tempo chega um amigo na janela e chama o filho e o pai para irem assistir ao jogo de futebol no bar, mas eles decidem convidar a todos para entrarem e comerem juntos a sobremesa e conversarem. Depois da dramatização, pode-se promover um debate.

domingo, 10 de abril de 2011

Dinâmicas para o Pré-Matrimonial (15)


Apresentamos hoje mais uma sugestão de dinâmica dos agentes que fizeram o curso do Pré-Matrimonial, voltada para o trabalho de conscientização familiar com a juventude. Aproveite!


Tema: "Relacionamento pais e filhos"


Aproveitar a conhecida dinâmica do copo de água e do efervescente. Você vai precisar de três copos d'água e três pacotinhos de efervescente. Colocar o material em local bem visível a todos e pedir que considerem a água como a sua família, seus pais e o efervescente como você, cada adolescente ou jovem. Primeiro colocar um efervescente ao lado do copo e perguntar o que isso representaria. Levar os adolescentes a reconhecer que muitas vezes nos isolamos, não aceitamos as orientações dos nossos pais. Colocar no segundo copo o pacote de efervescente fechado e questionar o que isso significaria. São aqueles filhos que aparentemente estão bem integrado à família, mas na verdade estão distantes ainda do coração dos seus pais. No último copo, abrir o pacote do efervescente e jogá-lo no copo para que faça bastante espuma. São os filhos que aceitam e amam os bons ensinamentos dos seus pais. Concluir com uma oração baseada no anúncio de Jo 15, 1-8.

Dinâmicas para o Pré-Matrimonial (14)


Mais uma sugestão fruto do trabalho em grupos do Curso para agentes do Pré-Matrimonial de 09 e 10 de abril.

Tema: "Eu me conheço bem e permito que o(a) outro me conheça?


As mulheres são retiradas da sala e, do lado de fora, ou numa sala anexa, retirarão seus calaçados e os colocarão embaralhados numa grande caixa. Ap retornarem à sala, os casais (de noivos ou namorados) ficarão em pé, numa roda. O dinamizador jogará todos os sapatos no chão e os homens terão um minuto para pegarem o par de sapatos correto e calça-los na namorada/noiva/esposa. Voltando aos seus lugares, partilhar: houve dificuldades de reconhecer o calçado? Temos prestado atenção real ao outro? Como podemos melhorar?

Dinâmicas para o Pré-Matrimonial (13)


Começamos hoje a apresentar mais dicas de dinamização para diversos temas que podem ser explorados na formação das crianças, adolescentes e jovens pelo Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar. Neste primeiro dia, apresentamos uma atividade sobre relacionamento a dois que pode ser usada com os noivos ou adaptada para os namorados.



Tema:"Como vai nosso relacionamento"



Fazer cópias de um formulário com questões como apresentadas abaixo. O casal responde separadamente e, depois, se juntam por 10 minutos para compararem suas respostas e verem em que ainda precisam conversar mais e chegar a um acordo.

1. Nós vamos nos planejar para termos ..... filhos.
2. Nossa conta bacária será ( ) separada ou ( ) conjunta.
3. Nossas festas de final de ano serão assim: Natal com a família ...... e ano novo com a família .....
4. As compras de mês serão feitas por .....
5. Nós educaremos nossos filhos na religião .....
6. Quem seria o primeiro convidado do nosso casamento?
7. A principal sustentação do novo casal nos primeiros anos de vida em comum será .....
8. As tarefas domésticas serão realizadas por ......

CURSO DO PRÉ-MATRIMONIAL


No final de semana de 09 e 10 de abril, aconteceu a terceira edição do Curso arquidiocesano para os agentes do Setor Pré-Matrimonial. Trabalhando as temáticas de relacionamentos, sexualidade (através da Teologia do Corpo) e técnicas de prática pastoral, os assessores arquidiocesanos, Ronaldo e Tatiana, receberam com alegria os participantes na Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Campo Grande (vicariato Oeste).


Monsenhor Luiz Artur, vigário Episcopal, deu as boas-vindas aos agentes e apresentou Dom Antonio Augusto, que palestrou sobre a importância vital de re-aprendermos a nos relacionar. Como nos cursos anteriores uma das atividades foram as oficinas em grupos que terão suas sugestões de dinâmicas publicadas aqui no nosso blog a partir do dia 11.

Agradecemos mais uma vez a todos que se dedicaram para a realização deste curso e ao carinho de todos os agentes que participaram e que saíram de lá com o firme propósito de animarem suas comunidades e repassarem tudo o que aprenderam.

Confiram as fotos dos momentos mais marcantes na parte inferior do nosso blog.


domingo, 3 de abril de 2011

Making of...


Neste domingo, o Setor Pré-Matrimonial concluiu uma reportagem para maio, tradicionalmente conhecido como o “Mês das Noivas”. Uma equipe com repórter, cinegrafista e fotógrafo do Jornal do Brasil online resolveu incluir a preparação para o sacramento do Matrimônio como parte desta reportagem. Para nós da Pastoral Familiar é uma oportunidade incrível de divulgar a importância da preparação para o casamento também no meio secular.

Tudo começou quando o Jornalista do JB, Lucas, entrou em contato com Dom Antônio Augusto que delegou a responsabilidade ao casal de assessores arquidiocesanos, Tatiana e Ronaldo. Após uma entrevista preliminar, a equipe do JB agendou sua participação num EPVM (Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial).

De acordo com o calendário arquidiocesano e a disponibilidade dos envolvidos na matéria, as gravações e fotos aconteceram no domingo dia 03 de abril, primeiro dia do EPVM da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, do vicariato Jacarepaguá. Os 12 agentes da Pastoral Familiar e os 14 casais de noivos receberam com entusiasmo a equipe do JB e o casal arquidiocesano.

Foram passadas as cópias da programação e tudo foi registrado, dois casais de noivos foram entrevistados: um que já tinha bastante tempo de namoro (André e Tatiane) e outro com pouco tempo de relacionamento (José Eduardo e Priscilla) para que a reportagem pudesse captar diferentes pontos de vista. Confira as fotos na parte de baixo o nosso blog.

A matéria deve estar disponível no site do JB (www.jb.com.br) a partir de 16 de maio, mas manteremos nossos internautas da Pastoral Familiar informados, é claro. Como se trata de uma mídia secular, esperamos que se mantenham fiéis a tudo o que foi colocado e, desde já, agradecemos por esta oportunidade de vermos nossos esforços pastorais ganhando um alcance maior.

Que a beleza do matrimônio e da vida em família ganhem o mundo e que, assim, este mundo seja transformado pela potência do Amor de Deus que se reflete no amor humano!

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da Gávea, vicariato sul, partilha conosco as fotos do seu 11o EPVM (Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial). Reconhecemos o empenho da equipe de Pastoral Familiar e de Padre Mauro, que acompanha de perto o trabalho.

E se você também quer dividir com nossos internautas suas epxeriências paroquiais para a edificação da família cristã, envie-nos suas fotos e texto pelo e-mail pastoralfrj@gmail.com e ficaremos muito felizes em divulgar a postagem.

E, agora, confira nas fotos.