segunda-feira, 28 de junho de 2010

CRESCEM OS ENCONTROS DE NAMORO CRISTÃO


Entendendo a importância da preparação remota ao matrimônio, as comunidades cariocas estão multiplicando iniciativas como os Encontros de Namoro Cristão. Desde o tmepo do namoro é fundamental já começar os jovens para uma futura vocação matrimonial e, mais um exemplo dessa experiência, aconteceu na Paróquia de Santa Cecília, em Brás de Pina, no domingo, 27 de junho.
Mais de 150 jovens, entre solteiros e casais de namorados, se reuniram no Instituto Nossa Senhora das Dores para refletirem sobre o que é a vivência de um namoro santo, conforme os desígnios de Deus. Além da Pastoral Familiar da Paróquia, participaram da organização a Pastoral da Juventude e o grupo de catequistas da Iniciação Cristã de Jovens, além de outros convocados como os coordenadores forâneos, Roger e Cris. E por falar em coordenação, o vicariato Leopoldina também estava representado pelo presença amiga do seu casal coordenador, Bartolomeu e Ivonice. Para aprender com a experiência, estiveram lá também um casal representante da Paróquia Nossa Senhora de Loreto, da Ilha do Governador, que vai realizar seu primeiro Encontro em agosto.
O encontro foi aberto com um belo café da manhã ao ar livre, seguido de animação e oração na Capela do colégio. O pároco Padre Thomaz estava viajando, mas deixou gravada uma mensagem em vídeo que emocionou os jovens, que também assisistiram a uma apresentação que mostrou a influência positiva da Paróquia Santa Cecília, em particular, para que os Encontros de Namoro Cristão fossem melhor formatados.
A primeira palestra "Namoro, Tempo de Conhecimento" foi feita pelo casal assessor Arquidiocesano, Ronaldo e Tatiana. Ao longo do dia, os jovens também aprenderam sobre questões de afetividade e sexualidade no namoro e a proposta de um "namoro a três", onde Deus esteja presente. Os casais de namorados, usando crachás vermelhos, tiveram seus momentos específicos de partilha e dinâmicas em grupos, assim como os solteiros, usando crachás verdes, também tiveram suas atividades específicas. Coroando o encontro, Missa celebrada por Dom Antônio Augusto, bispo animador da Pastoral Familiar da Arquidiocese. Vejam algumas fotos do evento na parte inferior do nosso blog.
A equipe de Pastoral Familiar da Paróquia Santa Cecília e toda a sua equipe de apoio está de parabéns belo trabalho primoroso! Rogamos a Deus para que continue abençoando suas famílias e sua missão apostólica que inspira e contagia toda a Arquidiocese.

sábado, 19 de junho de 2010

Jornada Catequética - Vicariato Suburbano


Aconteceu no sábado, dia 19/06, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Turiaçu, a Jornada Catequética da 3ª Forania do Vicariato Suburbano. Estiveram presentes os catequistas das diversas etapas para trabalharem diversos temas de formação. Entre esses, o casal assessor do Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar foi convidado para refletir sobre a questão "Família: respeitando as diferenças".


No debate com os catequistas foram abordadas as questões das diferentes formações familiares com as quais temos contato na sociedade moderna, e também, como nós, cristãos, devemos nos posicionar diante dessas famílias. Como atitudes concretas de evangelização foram apresentadas (1) a importância da oração, (2) testemunho de vida, (3) o anúncio corajoso da verdade e (4) iniciativas em favor da família, incluindo a evangelização das famílias dos catequizandos e a evangelização dos catequizandos sobre o que é a verdadeira família, conforme o projeto divino.


quarta-feira, 16 de junho de 2010

REPORTAGEM NO SITE DA ARQUIOCESE


No dia 12/06, dia dos namorados, o site da Arquidiocese, apresentou uma reportagem feita com o casal de assessores arquidiocesanos do Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar, Ronaldo e Tatiana com o título "Namoro: importante para um amor maduro". Para ter acesso a ela clique no link: http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm

domingo, 6 de junho de 2010

Encontro de Namoro Cristão


A Paróquia São Tiago, do Vicariato Suburbano, reuniu alguns jovens da comunidade, em Inhaúma, para seu I Encontro de Namoro Cristão, no domingo, 06 de junho. O encontro foi planejado pela equipe do Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar, coordenados por Ruiran e Luciana, juntamente com a equipe da Iniciação Cristã de Jovens. Além de casais de namorados as inscrições também foram abertas para jovens solteiros: para todos os que desejam formação para viver ou buscar um namoro santo.

Toda a temática girou em torno do namoro como uma semente para o futuro e do que é necessário para que cultivemos relacionamentos sadios, que possam crescer e frutificar pela graça divina.

Logo após o café da manhã e as bênçãos do vigário, Padre Tarquino, com cantos e oração, começou o encontro. Os casais se reuniram num grupo e os solteiros em outro, tendo como monitores jovens catequistas da Iniciação Cristã. Nos grupos eles puderam colocar suas dúvidas, sonhos e até suas queixas sobre como é ou deve ser o namoro, seus pontos positivos e negativos.

Ao longo de todo o dia, os jovens debateram em grupos, participaram juntos da Santa Missa e puderam refletir sobre várias questões como: projetos para uma vida a três, inserindo Deus na vida amorosa, afetividade e sexualidade, vocação, entre outros. Confira as fotos na parte inferiror do nosso blog.

Iniciativas como essas -- o Encontro de Namoro Cristão -- estão "frutificando" cada vez mais em nossa Arquidiocese. Só para se ter uma idéia, neste mesmo dia também aconteceu o Encontro na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração (Praça Seca), no próximo sábado, será a vez da Paróquia Divino Salvador (Piedade), no dia 27 na Paróquia Santa Cecília (Brás de Pina) e muitos outros mais, espalhados pelo Rio.

Formação cristã é formação de atitudes que podem mudar todo destino de uma pessoa, de uma família, de uma comunidade, do mundo... É trabalho árduo, a longo prazo e por toda a vida! O quanto antes começarmos, melhor! Não podemos esperar as vésperas do casamento para tentar que os noivos se conscientizem do que é formar uma família cristã. É preciso começar cada vez mais cedo! Vamos em frente com coragem!